Contabilizando Marketing | Marketing Digital para Contabilidades

Google Analytics no seu site de contabilidade

Ter o Google Analytics no seu site de contabilidade é extremamente importante para saber a quantidade de visitas que estão vindo de seu site e de onde estas visitas se originam.

Uma coisa muito interessante e legal do GA é que ele permite criar um Dashboard, dentro dele mesmo, com todos os dados que têm relevância para o você. Com isso, fica bem mais simples olhar as informações coletadas pela ferramenta.

Entendendo quais são suas metas, criando um indicador para checá-las, descobrindo onde ficam os dados referentes a esses indicadores no Google Analytics e criando um Dashboard executivo, você conseguirá entender e analisar bem melhor informações que fazem toda a diferença para o crescimento do seu negócio.

Facilidade de acesso a relatórios personalizados

Se não tem por hábito ir verificar a sua conta do Google Analytics, é possível configurá-la para que os relatórios personalizados sejam enviados por e-mail.

Pode mesmo agendar relatórios para serem regularmente enviados a determinados colaboradores, numa variedade de formatos acessíveis.

Ativando Google Analytics no seu site

Sem mais delongas vamos agora ao item mais importante, como ativar o google analytics em seu site de contabilidade, então vamos ao passo-a-passo.

  1. Crie ou faça login na sua conta do Google Analytics:
    • Acesse google.com.br/analytics
    • Siga uma destas opções:
      • Para criar uma conta, clique em Start for free.
      • Para fazer login na sua conta, clique no ícone Sign in to Analytics.
  2. Configure uma propriedade na sua conta do Google Analytics. Uma propriedade representa seu website ou aplicativo, assim como o ponto de coleta no Google Analytics para os dados do seu site ou aplicativo.
  3. Configure uma vista de relatórios na sua propriedade. As vistas permitem a criação de perspectivas filtradas dos seus dados. Por exemplo, todos os dados, exceto os associados a endereços IP internos da sua empresa, ou todos os dados associados a uma região de vendas específica.
  4. Siga as instruções para adicionar o código de acompanhamento ao seu site ou app para dispositivos móveis. Assim você poderá coletar dados sobre sua propriedade do Google Analytics.

Google Analytics: First StepsFour steps in Google Analytics that will help you gain a clear, comprehensive picture of your business.

Próximas etapas

Configure sua conta, as propriedades e as vistas para determinar o acesso aos seus dados e definir quais dados estão disponíveis.

Por exemplo:

  • permitir a alteração de configurações e a interação com os dados. Saiba mais sobre o gerenciamento de usuários.
  • vincular suas contas do Google Ads e do Google Analytics para compartilhar dados entre elas e compreender melhor como os esforços de marketing influenciam o comportamento do usuário nos seus sites ou aplicativos. Saiba mais sobre como vincular suas contas
  • configurar as vistas de relatórios para alinhar usuários do Google Analytics e dados relevantes. Saiba mais sobre vistas;
  • definir metas para identificar as ações que você quer que os usuários realizem no seu site ou aplicativo, assim como definir um valor monetário para essas ações. Saiba mais sobre como configurar metas
  • conhecer na Galeria de soluções opções de painéis, relatórios personalizados e segmentos que você pode usar na sua conta do Google Analytics

Modifique seu código de acompanhamento para coletar mais dados, como:

  • Interações do usuário com links, botões, controles de vídeo e outros elementos dinâmicos no seu site ou aplicativo. Saiba mais sobre o acompanhamento de eventos.
  • Atividades de comércio eletrônico, como o engajamento dos usuários com listas de produtos e promoções internas. Você também pode ver como seus usuários passaram pelo funil de compra e pelo processo de check-out. Saiba mais sobre coleta de dados e geração de relatórios de comércio eletrônico e de comércio eletrônico avançado.

Caso ache mais fácil pode fazer todo este processo vendo o vídeo a seguir:

Você também pode usar o plugin para wordpress do google analytcs Google Analytics Dashboard for WP by ExactMetrics (formerly GADWP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *